Bikes Femininas

[heading]

Bikes Femininas

[/heading][heading header_type=”h2″]

Bikes Femininas específicas para mulheres, que querem ir mais além, e levar o esporte mais a sério.

[/heading][lead align=”justify”]A evolução tecnológica, permite que a mulher possa participar em competições, com suas bikes cada vez mais adequando ao seu corpo. Com características diferentes da masculina, elas possuem pernas mais longas em relação ao tronco, braços mais curtos, menor estatura, quadris mais largos e menor peso.

Com tanta evolução tecnológica, vamos conferir as diferenças que estão cada vez mais presentes nas bikes femininas:
[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Quadro e Geometria

[/heading][lead align=”justify”]

Quadros específicos resolvem esses problemas, sendo encontrados em tamanhos extra-pequeno e com geometrias mais delicadas. E em uso para competição, alguns fabricantes produzem tubos de quadro com uma espessura menor, mais leves e sem comprometer a resistência.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Avanço e Guidão

[/heading][lead align=”justify”]

Para se adaptar a menor envergadura das mulheres, são produzidos avanços e guidões menores.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Pedivela

[/heading][lead align=”justify”]

O tamanho dos braços do pedivela também deve estar relacionado às proporções do corpo. Com quadros tamanho extra-pequeno, os pedivelas 175 mm que são mais amplamente aceitos, devem ser analisados.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Selim

[/heading][lead align=”justify”]

Com o uma taxa de reclamações altas o Selim é campeão em reclamações, também uma grande preocupação surgiu no meio ciclístico depois de alguns estudos mostrarem que pedalar por muito tempo poderia causar impotência nos homens. Ninguém comentou muito sobre as mulheres, mas já foram feitos estudos que também apontaram potenciais problemas para elas. As mulheres possuem alguns ossos do quadril diferentes dos homens. Estudos já foram feitos para descobrir tamanhos, formatos e até a densidade da espuma de selins que podem trazer mais conforto para elas. De qualquer maneira, é recomendado experimentar modelos diferentes de selins femininos. Os selins largos e gordos que parecem tão confortáveis, na verdade só servem para passeios curtos. Eles podem causar mais dor e desconforto se a intenção é pedalar por mais tempo.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Freios

[/heading][lead align=”justify”]

Muitos freios já possuem ajustes, externos ou internos, para reduzir as distâncias das alavancas que ficam muito distantes do guidão.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Suspensões

[/heading][lead align=”justify”]

O sistema de suspensão de algumas marcas foram projetados para ter melhor performance em uma determinada faixa de peso. Algumas vezes, essa faixa de peso está até mesmo acima do peso de uma atleta! Algumas marcas já perceberam isso e já possuem amortecedores ajustados para o uso feminino.

[/lead][heading header_type=”h3″ header_align=”left”]

Bike Fit – O ponto mais importante

[/heading][lead align=”justify”]

Cada pessoa tem características únicas. Uma bike feminina vai ser sempre essencial para uma mulher? Não! Inclusive existem bikes femininas de competição com geometria igual a dos modelos masculinos. Cada caso é um caso e só um bike fit pode dar uma resposta realmente embasada. Mas não se engane: os resultados do bike fit, em muitos casos, vão indicar que a bike a ser usada tem justamente as características que oferecem as bikes femininas de hoje em dia. Antigamente, eram feitas adaptações, que nem sempre eram eficientes. Não é marketing, é ciência!

[/lead][lead align=”left”]

FONTE: Revista Bicicleta

[/lead]

Comentários

comments

bikers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *